No dia 30 de setembro, às 11h do horário de Brasília, expirou o certificado raiz IdenTrust DST Root CA X3, da Let's Encrypt, uma autoridade global de certificação. Isso causou uma série de transtornos, que ficou conhecido como o “apagão da internet”. Por conta disso, vários sistemas, mundo afora, ficaram inoperantes.
Lançado em 2000, este certificado é um mecanismo de leitura para a conexão entre dispositivos diversos (celulares, computadores, videogames, entre outros) e a internet. Serve como uma chave de link que garante que as conexões sejam seguras e criptografadas.
Nada aconteceu a muitos dispositivos e sistemas como Rexpense, por exemplo. Entretanto, sistemas que não receberam atualizações nos últimos anos ficaram impossibilitados de conectar-se à rede. Como o sistema de login do MyFinance usava este certificado, o acesso foi interrompido temporariamente.
A fim de evitar outros possíveis problemas provenientes do cancelamento do certificado, a equipe de desenvolvedores da Fintera adquiriu o certificado da entidade Sectigo e corrigiu a falha no menor tempo possível.
Estamos cada vez mais conectados e inseparáveis da tecnologia, mas é preciso compreender que sistemas devem realizar atualizações periódicas para correções e podem ficar inacessíveis. No dia 04 de outubro, os três aplicativos mais acessados do mundo, Instagram, Facebook e Whatsapp, ficaram fora do ar e seus responsáveis passaram 6 horas investigando o motivo da pane global. Em junho passado, os três ficaram fora do ar por 2h30.
Segundo Marcelo Guerra, Diretor Executivo e Sócio-Fundador da Fintera: “Estamos investindo fundo na Inteligência Fintera. É um desafio para toda a nossa equipe fundir esses sistemas que possuem uma temporalidade diferente. Primeiro estamos atualizando o MyFinance e auxiliando os clientes nessa transição. Depois, vem a transformação da interface do sistema em uma mais moderna, simples e intuitiva, totalmente focada na experiência e sucesso dos usuários. Temos certeza que estamos no caminho certo."