Ter um negócio sustentável e lucrativo é o desejo de muitos empreendedores, não é mesmo? Porém, há muito trabalho e controle a serem feitos para conseguir alcançar esse objetivo. E algumas ferramentas, como o fluxo de caixa, são cruciais para cuidar da organização das finanças. É a partir dele que é possível acompanhar todas as entradas e saídas de recursos das empresas.
O Ministério da Economia apontou em dados divulgados no "Mapa de Empresas", em fevereiro deste ano, que mais de 1,4 milhão de negócios formais fecharam em 2021. Segundo especialistas, crise e falta de gestão estão entre os principais motivos. Isso prova que uma gestão financeira eficiente é determinante para o sucesso dos negócios.
Você já ouviu falar na expressão “fechar o caixa”? Sem um fluxo de caixa eficiente não é possível calcular os recursos que entram e saem em qualquer empresa, independentemente do tipo, porte ou segmento.
É muito importante entender como acompanhar as finanças de seu negócio porque isso significa garantia de lucro, o que é imprescindível para seu crescimento e manutenção.
O caixa pode ser entendido como o instrumento ou local que guarda o dinheiro recebido nas vendas. Além de ser também de onde se retira este mesmo dinheiro para a compra de algum equipamento ou fazer investimentos. Nele estão registradas todas as movimentações da empresa e suas descrições, como compras de materiais, pagamentos de salário, pagamento de fornecedores e contas gerais até valores pagos por clientes, entradas de capital e rendimentos.
O fluxo é, então, o controle dessas saídas para que as entradas sejam maiores e, desta forma, gerem lucro. Isso pode não ser muito fácil quando o gestor analisa a entrada e saída de dinheiro de forma isolada e incorreta, se deparando com um lucro que não existe ou errando alguns fechamentos importantes.
O controle do fluxo de caixa do Financeiro garante a identificação de quanto e quando os recursos financeiros irão entrar e sair da empresa e seu negócio está financeiramente saudável. Com ele, o gestor tem o auxílio necessário para tomadas de decisões ao longo do tempo, com visões diárias, semanais e mensais.
É muito importante conhecer todos os tipos de fluxo de caixa, suas características e aplicações específicas, pois assim saberá identificar qual é o melhor modelo para sua empresa.
O fluxo de caixa direto leva em conta apenas os valores brutos das operações da empresa, como venda de produtos/serviços e pagamentos de colaboradores/fornecedores, sem considerar os descontos. É uma dos métodos mais usados para fornecer informações diárias sobre a saúde do caixa.
O fluxo de caixa indireto se baseia em todas as movimentações financeiras que podem impactar os lucros da empresa, como investimentos e financiamentos. Considera dados sobre lucros, prejuízos presentes na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), além de amortizações e depreciações.
O fluxo de caixa projetado considera apenas projeções futuras, ou seja, leva em conta apenas os gastos e recebimentos dos meses seguintes. Ele oferece uma visão a médio e longo prazo e permite que o gestor se prepare para o cenário verificado.
O fluxo de caixa operacional considera apenas entradas e saídas referentes às operações financeiras necessárias para o funcionamento do negócio. . Fluxo de caixa livreApós o pagamento de todas as despesas e contas fixas da empresa, o saldo que fica é o que pode ser verificado através do fluxo de caixa livre.
Após o pagamento de todas as despesas e contas fixas da empresa, o saldo que fica é o que pode ser verificado através do fluxo de caixa livre.
Seguem algumas dicas para manter o seu controle financeiro em dia e para poder utilizar o sistema corretamente:
Esses são os primeiros passos para deixar o seu Financeiro pronto para a gestão das finanças da sua empresa. Conte com a ajuda de nossos consultores e suporte para explorar as outras funções da ferramenta e deixe sua saúde financeira em dia. Ficou interessado? Clique no banner abaixo e agende uma demonstração.